Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Expointer

Pônei cor-de-rosa vira atração entre as crianças na Expointer

Criador do animal garante que produto usado para tingir pelo não traz riscos à saúde

Pônei cor-de-rosa vira atração entre as crianças na Expointer Roberto Azambuja/Agencia RBS
Animal está exposto no pavilhão de pôneis da Expointer Foto: Roberto Azambuja / Agencia RBS
A pônei Grinalda da Terra, de nove meses, virou uma das atrações da 36ª Expointer. Ela teve o pelo tingido de cor-de-rosa pelo veterinário Gustavo Terra, proprietário do Haras Terra, de Tupanciretã. Segundo ele, o produto usado para pintar o animal é o mesmo utilizado em cachorros poodles. Além disso, Terra garante que o corante não tem toxicidade e não causa alergias.
Veja também:

— Todo mundo que passa, adora. Temos o apelo de mostrar às pessoas que o pônei é um animal dócil, que pode ser domesticado. É um brinquedo vivo, qualquer criança pode ter um — afirma.
O criador conta ainda que, na Europa, os pôneis servem também de guia para pessoas com deficiência. Nos sítios, fazendeiros utilizam o animal como iniciação à montaria em crianças, "para elas tomarem gosto pelos animais", reforça Terra.

Foto: Roberto Azambuja
Para a presidente da Comissão de Ética e Bem-Estar Animal do Conselho de Medicina Veterinária do RS, Ceres Faraco, a atitude é "inadequada". Ela defende a preservação das características naturais do animal.

— Temos a preocupação de preservar os animais da forma como eles são, reconhecê-los e respeitá-los dessa maneira. A gente tenta impedir que as pessoas olhem o animal de uma outra maneira além de suas características — diz.

Ceres explica que a melhor forma de demonstrar interesse por um animal é pela genuinidade. Ou seja, o pônei deveria ser reconhecido com as características e necessidades que possui desde o nascimento.

— O fato de ser doméstico não quer dizer que ele precisa ser transformado, porque pônei rosa não existe — completa.

Nenhum comentário:

Entre em contato conosco!