Powered By Blogger

domingo, 5 de outubro de 2014

DMLU recolhe 12 toneladas de lixo eleitoral durante a madrugada

Das 22h de sábado até as 6h de domingo, 146 garis e 23 caminhões participaram da operação

05/10/2014 | 07h54
DMLU recolhe 12 toneladas de lixo eleitoral durante a madrugada Lara Ely/Agencia RBS
Santinhos espalhados pelo chão em frente ao colégio Julio de Castilhos, em Porto Alegre Foto: Lara Ely / Agencia RBS
Porto Alegre amanheceu neste domingo de eleições com dezenas de infrações pelas ruas — lixo eleitoral nas proximidades das zonas de votação.
Para limpar os santinhos, cavaletes e outros restos de campanha, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou uma operação durante da madrugada para recolher o material irregular. Das 22h de sábado até as 6h deste domingo, 146 garis e 23 caminhões recolheram 12 toneladas de lixo eleitoral na Capital.
Durante o dia, 33 agentes de fiscalização do departamento estarão nas ruas, das 8h às 17h, para fazer valer o Novo Código Municipal de Limpeza Urbana 728/14, que prevê multas a quem descartar irregularmente material de campanha.
De acordo com a assessoria do DMLU, a legislação prevê multa para candidatos que tiverem materiais como santinhos espalhados no dia da votação. Ele poderá ser penalizado com multa de 90 Unidades Financeiras Municipais (UFMs), cerca de R$ 280, tantas vezes quantas for flagrado o ato ilegal — praticado por ele, ou por outra pessoa.

O lixo nas ruas também pode configurar em uma infração da Legislação Eleitoral. De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as multas podem chegar a R$ 8 mil.
Às 17h, após o período de votação, o DMLU irá colocar na rua 774 garis e 50 caminhões para a limpeza da cidade. O objetivo é deixar a cidade limpa na segunda-feira.

Zero Hora
 

Nenhum comentário:

Entre em contato conosco!