Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de outubro de 2013


O minicavalo brasileiro somente pode ser encontrado no Pará, no Marajó. O cavalo puruca até parece ter uma estatura normal, mas basta se aproximar, para perceber que ele é bem mais baixo que os demais, por isso, recebe o apelido de cavalo mirim.
Mas o tamanho do animal não deve ser subestimado, quem trabalha com ele, garante que ele dá conta do recado.
Pequeno, mas valente, o minicavalo marajoara é respeitado principalmente pela sua energia e disposição. Com características únicas, o cavalo puruca é um dos mais recomendados para o trabalho nos campos do Marajó, mas infelizmente a criação pode estar ameaçada.
A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tem um laboratório no Marajó, que acompanha a história do puruca, e os resultados das pesquisas não são os melhores. “Temos observado o problema de cruzamento desordenado e os animais estão perdendo a característica da resistência”, explica Relionan Leal, técnico da Embrapa.
A preocupação é tanta que os pesquisadores resolveram coletar amostras de DNA da espécie para fazer estudos no centro de pesquisas em Belém, visando a conservação genética da raça.
Segundo os criadores de cavalo puruca restam apenas mil exemplares da raça na Ilha do Marajó.

G1

Nenhum comentário:

Entre em contato conosco!