Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Em inauguração do Pisa, Dilma diz que aeroporto Salgado Filho tem condições para atender demanda da Copa

Presidente observou, porém, que estrutura não é a adequada para as necessidades da população

 
Em inauguração do Pisa, Dilma diz que aeroporto Salgado Filho tem condições para atender demanda da Copa Fernando Gomes/Agencia RBS
Placa que oficializou inauguração foi descerrada por volta das 10h Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
A presidente Dilma Rousseff, que desembarcou na Base Aérea de Canoas na noite de quinta-feira, inaugurou na manhã desta sexta-feira, as obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), a maior obra de saneamento da história de Porto Alegre.
Durante o discurso, Dilma mencionou a crise econômica mundial e a segurança financeira do Brasil. Ao falar sobre a Copa do Mundo, disse que o aeroporto Salgado Filho está "suficiente" para o Mundial, mas não para as demandas da população. E comentou sobre as obras para o evento:
— As obras atendem a Copa, mas não são para a Copa, são para o povo.

Confira fotos da passagem da presidente pela Capital

A solenidade começou às 9h40min na estação de tratamento de esgoto do bairro Serraria, a principal intervenção do programa, na zona sul da Capital. Primeiro a discursar,  o prefeito José Fortunati (PDT) destacou o legado da obra:
— Essa é a maior obra em volume de tratamento financiada pelo PAC, do governo federal. Isso demonstra que não é uma obra qualquer, que vai marcar a história de Porto Alegre.
O governador Tarso Genro ressaltou que poucas obras são tão públicas para toda a população como as do Pisa. A placa de inauguração foi descerrada por volta das 10h.
Funcionando em fase de testes desde o mês passado, o Pisa demandou investimento total de R$ 672 milhões, incluindo valores de financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal (CEF).
Dilma destacou em seu pronunciamento a importância de priorizar investimentos em saneamento, pois são obras que não ficam visíveis, bem como a parceria formada para garantir os recursos necessários para tirar o projeto saísse do papel:
— A obra física está enterrada, mas atinge cada habitante e muda a posição da cidade em relação a si mesma e ao Guaíba. Ter saneamento é algo que nenhum dos 200 milhões de habitantes deste país pode prescindir.
Com a obra, a capacidade de tratamento de esgoto em Porto Alegre será ampliada de 27% para 80% até 2015 — inicialmente, a estação de tratamento da Serraria terá de operar de forma parcial, com avanços graduais, devido à espera por licenças que devem ser emitidas pela Fepam.

Depois do Pisa, Dilma se dirigiu à solenidade de formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Salão de Atos da PUCRS. A assessoria da presidente informou que ainda não sabe se ela permanecerá em Porto Alegre no final de semana, em seu apartamento na Zona Sul.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Entre em contato conosco!