Powered By Blogger

domingo, 9 de junho de 2013

do Sul e do Norte têm a primCoreias eira conversa oficial em dois anos

do Sul e do Norte têm a primCoreias eira conversa oficial em dois anos

  • Reunião tem como objetivo abrir o caminho para discussões de nível ministerial na próxima quarta-feira
  • Encontro acontece do lado Sul da fronteira, em Panmunjom, onde o armistício foi assinado na guerra de 1950

A chefe da delegação da Coreia do Norte Kim Song Hye, aperta a mão dos delegados da Coreia do Sul Kwon Young-yang (à direita) e o diretor de política de unificação da Coreia do Sul, Chun Hae-sung em encontro em Panmunjom
Foto: AP/ Ministério da Unificação da Coreia do Sul
A chefe da delegação da Coreia do Norte Kim Song Hye, aperta a mão dos delegados da Coreia do Sul Kwon Young-yang (à direita) e o diretor de política de unificação da Coreia do Sul, Chun Hae-sung em encontro em PanmunjomAP/ Ministério da Unificação da Coreia do Sul
PAJU, Coreia do Sul - As Coreias do Norte e do Sul abriram as primeiras conversações oficiais em dois anos neste domingo do lado Sul da fronteira em Panmunjom desde as 10h15 (hora local, em Brasília 22h15 de sábado). A reunião durou duas horas em clima ameno e os chefes das delegações voltaram a se reunir à tarde para novas consultas.


O encontro em Pammunjon, onde foi assinado o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia entre 1950 e 1953, e tem como objetivo abrir o caminho para discussões em nível ministerial na próxima quarta-feira, em Seoul, o primeiro desde 2007.
A porta-voz do Ministério da Unificação do Sul disse que os dois lados discutiram questões técnicas para a reunião ministerial, incluindo o local e a dimensão das delegações.
- A atmosfera da reunião de hoje, ter vindo à mesa da reunião depois de algum tempo, era tal que as negociações passaram sem problemas, sem qualquer discussão - Kim Hyung-suk disse a jornalistas no ministério, em Seul.
Os funcionários disseram que iriam se concentrar na normalização de projetos comerciais, incluindo a Zona Industrial de Kaesong apenas dentro da Coreia do Norte, fechado no início de abril, e reunir famílias que continuam separadas 60 anos após a guerra.
A reunião em Panmunjon aconteceu horas depois do fim da reunião entre o presidente americano Barack Obama e o chinês Xi Jinping, na Califórnia, quando os dois governantes afirmaram estar de acordo com o objetivo de acabar com o programa nuclear da Coreia do Norte.
A China é o único aliado de peso da Coreia do Norte, e ajuda economicamente Pyongyang, mas votou a favor das últimas sanções contra o regime norte-coreano na ONU.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/coreias-do-sul-do-norte-tem-primeira-conversa-oficial-em-dois-anos-8633414#ixzz2VjMYfRMD
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Entre em contato conosco!