Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Começa, em São Borja, exumação de Jango

Cemitério está isolado, mas jornalistas puderam entrar para registrar momento histórico

Começa, em São Borja, exumação de Jango Diego Vara/Agencia RBS
Peritos posaram em frente ao jazigo onde estão os restos mortais de Jango Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Juliana Bublitz | São Borja
Começou, por volta das 8h desta quarta-feira, a operação de exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, o Jango, no cemitério Jardim da Paz, em São Borja. A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estão presentes no local, assim como familiares do ex-presidente.

Antes do início dos trabalhos, numa quebra do protocolo, a equipe de 12 peritos, liderada por Amaury de Souza Junior, posou para fotos ao lado do jazigo onde está o corpo e os jornalistas puderam entrar e registrar imagens.

Saiba mais
> VÍDEO: manifestantes posicionam cartazes em frente ao cemitério
ESPECIAL: Como a exumação pode esclarecer a morte do ex-presidente
> Leia a entrevista da viúva de Jango, Maria Thereza Goulart, a ZH

Divididos em grupos de seis, os mais de 30 jornalistas presentes puderam entrar no Cemitério Jardim da Paz. Escoltados por policiais militares, eles acessaram o jazigo, coberto por uma lona azul e panos pretos.
Lá dentro, vestidos com roupas brancas especiais, de calças e mangas compridas, eles ficaram parados junto ao túmulo, que ainda estava fechado. Nenhuma palavra foi pronunciada. Cada grupo de fotógrafos e cinegrafistas pôde permanecer por cerca de um minuto no local, em silêncio.
Não foram permitidas imagens da urna em que será colocado o caixão de Jango para o transporte a Santa Maria e, posteriormente, a Brasília. Mas ela estava no local, coberta com uma lona preta.

ZH
 

Nenhum comentário:

Entre em contato conosco!